Qual é o termo correto: dedetização ou detetização?

O termo correto é “dedetização”. O termo “detetização” é uma forma incorreta e não existe na língua portuguesa. O correto é utilizar o termo “dedetização” para se referir ao processo de controle de pragas, como baratas, formigas, cupins, entre outros. Vale lembrar que atualmente o termo “desinsetização” vem sendo cada vez mais utilizado para se referir ao mesmo processo de controle de pragas.


O termo “dedetização” surgiu em referência ao DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), um pesticida muito utilizado na década de 1950 para o controle de pragas e insetos. O DDT foi inventado em 1939, mas só se popularizou na década de 1950, quando passou a ser utilizado em larga escala, principalmente no combate à malária e à febre amarela.


O DDT é um composto químico que age como inseticida, ou seja, ele mata os insetos que entram em contato com ele. O termo “dedetização” surgiu em referência ao DDT, já que inicialmente o processo de controle de pragas era feito com o uso desse produto. Com o tempo, o termo “dedetização” passou a ser utilizado de forma geral para se referir ao controle e combate de pragas, independentemente do produto ou método utilizado.


Veja mais
plugins premium WordPress